A carregar Eventos

COSÌ FAN TUTTE

12 Abr - 13 Abr

Todos os anos é apresentada uma ópera promovida pelo Estúdio de Ópera da ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo). Coordenados por um diretor musical e um encenador, os alunos dos vários anos da licenciatura e do mestrado são os protagonistas deste projeto artístico. Os alunos de canto, o ensemble da orquestra e todas as outras variantes das diferentes áreas da escola (Cenografia, Direção de Cena, Figurinos, Luz, Produção e Som), trabalham em conjunto para criar uma nova visão da ópera de Mozart com libreto de Lorenzo da Ponte, Cosi Fan Tutte. Desde outubro, esses 15 estudantes de canto e os cerca de 40 músicos da orquestra têm imergido num intenso processo de criação. A estreia da ópera está marcada para 12 de abril, às 21h00, seguindo-se uma segunda apresentação no dia 13 de abril, às 16h30, no Teatro Helena Sá e Costa. Este espetáculo integra-se no projeto O.O.O.2 – Opera Out of Opera 2 – Ópera Mozart em Contexto de Divulgação Internacional.

Così Fan Tutte: ossia La Scuola degli Amanti  (Todas Fazem Assim, ou A Escola dos Amantes), obra em dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto de Lorenzo da Ponte, reflete sobre alguns temas fraturantes da sociedade do tempo de Mozart, como a sexualidade, a fidelidade, o amor latto sensu. Terá sido recebida com alguma relutância pelo público da época, mas que o tempo tratou de afagar, tal a genialidade da composição musical. Ainda hoje os assuntos tratados nesta ópera e a teia de enganos urdida para provar o improvável, torna a peça cruel e desajustada à luz dos valores que hoje são a nossa casa comum. A peça retrata a história de dois jovens militares, Guglielmo e Ferrando, apaixonados por Fiordiligi e Dorabella, duas irmãs na flor dos seus quinze anos. Uma noite, acelerados pela carga etílica de um serão que é rampa de lançamento para vinte e quatro horas vertiginosas, apostam com um filósofo chamado Don Alfonso, a robustez dessa fidelidade. Durante 24 horas, industriados por D. Alfonso e de forma a cumprir os trâmites do contrato que celebraram, os dois rapazes, acolitados por Despina, põem em causa essa fidelidade. E é disso que a obra trata: os temas da infidelidade, questionando a instituição do amor romântico que alimentava a sociedade bem-pensante da época, o que fez com que só tardiamente esta ópera fosse reconhecida como a obra prima que efetivamente é. Os níveis de conhecimento e consciência da mentira que está a ser jogada (hoje talvez lhe chamássemos fake news) têm diferentes níveis e expõem de forma crudelíssima o universo feminino, queira isso dizer o que quer que seja.

No fim, cumpridas as 24 horas nesta pista de velocidade que é esta estranha pista de circo, tudo se recompõe e o universo alinha-se como se nada tivesse acontecido. Mas o que foi afinal que aconteceu? A resposta a esta questão pode ser vista e ouvida nos próximos dias 12 e 13 de abril, no Teatro Helena Sá e Costa.

Partilhar este evento

  • Este evento já decorreu.

Detalhes

Início:
12 Abril, 2024 @ 21:00
Fim:
13 Abril, 2024 @ 16:30
Categorias de Evento:
,
Etiquetas de Evento:
,

Local

Teatro Helena Sá e Costa
Rua da Escola Normal, 39
Porto, Porto 4000-099 Portugal
+ Mapa do Google
Telefone
225 193 760
View Local Website

Organizador

ESMAE | Teatro Helena Sá e Costa