Exposições Coletivas

A exposição Água Terra Fogo, com curadoria de Abel Tavares e Coordenação de Olívia da Silva, decorre de uma residência artística dos estudantes de Design da ESMAD do P.PORTO, usando técnicas ancestrais de uma comunidade de artesãos, Esta relação entre Design e Território parte de uma reflexão que, não é só continuidade mas a incorporação e proposta de novos projetos, em que o vídeo e a recolha fotográfica também têm o seu papel.

O ciclo de exposições Objetos poéticos da Ciência e da Arte, uma curadoria conjunta de Fátima Lambert e Patrícia Costa, progride para a sua terceira edição. Após destacar, nas duas primeiras edições deste novo ciclo, pinturas de Álvaro Lapa, Nikias Skapinakis e Albuquerque Mendes, revelam-se a primeira de três obras de René Bertholo na coleção e uma tela de Filipe Rocha da Silva. Explica Fátima Lambert. “Abordam-se memórias contemporâneas e próximas, reflete-se sobre um tempo onde distintas camadas de passado comprovam a heterogeneidade de gostos numa atualidade que se expressa e legitima.”

Já a memória científica/didática centra-se no âmbito das construções – engenharia civil. “As pessoas minimizam-se em escala ou ausentam-se, ainda que tais não-presenças se reifiquem nos objetos que organizam a poética do espaço, seguindo Bachelard.”

A não perder, até dia 14 de março.