Recebemos Mariana Jones escritora de Livros Infantojuvenis

“Caracóis com Cores”, “Avô Rui, o senhor do café” ou “O Pedro gosta do Afonso” são alguns dos livros apresentados no dia 26 de setembro, no Centro de Cultura, onde a escritora Mariana Jones mostra como, com amor e humor, os livros infantojuvenis podem refletir de uma forma mais realista a sociedade contemporânea.

A escritora Mariana Jones acredita que “os olhos de quem escreve são sempre os olhos do tempo em que se está a escrever” e foi sobre as emoções que se debruçou quando escreveu o primeiro livro, durante a pandemia. Com duas bebés em casa, “era como se tivesse uma lupa gigante para uma pandemia e que me dava oportunidade para perceber as minhas emoções, as emoções que elas iam sentindo. O resultado foi “Caracóis com cores”, o primeiro livro publicado numa edição de autor.

A conversa com Mariana foi também uma oportunidade para conhecer o mais recente projeto “A Tirar Macacos do Nariz, o cancro pediátrico de pernas para o ar”, desafio feito pela grande equipa do Serviço de Oncologia Pediátrica do Hospital de São João do Porto. Todos os anos, como refere o próprio livro, “o cancro pediátrico chega sem pedir licença a cerca de 400 novas famílias por ano em Portugal, e vira tudo de pernas para o ar”. Mariana Jones espera que ‘A Tirar Macacos do Nariz’ as possa “acolher, desmontando medos e sobretudo tirando-as de um ligar de solidão”.

Acredita que os livros podem salvar. “Como dizia Mário Quintana: “Todos esses que aí estão, atravancando meu caminho, eles passarão… Eu passarinho!” Nós continuaremos a voar, mesmo que às vezes não sejam voos tão altos, sejam voos mais baixinhos. A leitura salva.”