Pintura Portuguesa Contemporânea

A Coleção de Arte Portuguesa do P.PORTO foi iniciada nos anos noventa, pretendendo abranger várias gerações de artistas portugueses contemporâneos, bem como diferentes áreas e disciplinas da criação artística. Estabeleceu-se o seu início cronológico de referência na década de 60 do século XX, uma época que corresponde a um período marcante de ruturas artísticas.

Nesta linha cronológica, foram escolhidas obras com relevância histórica na arte contemporânea portuguesa, de artistas reconhecidos como Álvaro Lapa, Ângelo de Sousa, Francisco Laranjo, José Guimarães, Júlio Resende, Sobral Centeno, entre outros.

Ao longo dos anos, a coleção foi sendo aumentada e enriquecida, abrindo-se também a uma produção mais contemporânea, através da estreita articulação com as atividades culturais desenvolvidas pelo P.PORTO e pelas suas oito escolas.

A Coleção de Arte Portuguesa do P.PORTO está regularmente presente na intensa programação cultural da Instituição, exaltando também o quotidiano dos espaços habitados pelos estudantes, professores e funcionários que integram esta vibrante comunidade, constituída por mais de 24 mil pessoas.

Artistas e Obras