A carregar Eventos

Obra de José de Guimarães viaja até ao Museu Soares dos Reis

30 Out

Dia 30 de outubro temos nova edição do Ciclo Pinturas Visitam o Museu.

Ao longo de um ano, entre março de 2025 e fevereiro de 2026, doze obras da Coleção de Pintura Portuguesa do Politécnico do Porto marcam presença no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.
A obra apresentada, Amantes em Comunicação, de José de Guimarães será objeto de conversa com a professora e curadora Maria de Fátima Lambert.

José Maria Fernandes Marques nasceu a 25 de Novembro de 1939, na cidade de Guimarães, onde viveu até 1957. Em 1958, já em Lisboa, iniciou os estudos no âmbito da pintura e do desenho com Teresa de Sousa e Gil Teixeira Lopes. Frequentou os cursos de gravura da Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses onde conheceu Hogan, Júlio Pomar, Almada Negreiros, Bartolomeu Cid dos Santos, entre outros.

Partiu para Paris em 1961, altura em que tomou contacto com a pintura fauve, que o acabará por influenciar no futuro. Foi neste ano que adotou o pseudónimo de José de Guimarães, em homenagem à sua terra natal. No ano seguinte viajou para Itália, onde teve oportunidade de ver os frescos de Miguel Ângelo e as pinturas de Morandi e Giorgio de Chirico.

Após mais um ano de estadia em Paris, visitou Munique e encontrou Klee, Kandinsky, a Bauhaus e a Die Bruecke.

Em 1967, em África, integrou uma comissão de serviço militar em Angola. Aí, interessou-se pela arte negra e iniciou a sua incursão no mundo das colagens. Ainda em Luanda, publicou o Manifesto aos pintores inconformistas – Arte Perturbadora – onde afirmará “Aproximem-se da vida e usem as matérias do nosso tempo. Dai beleza ao aço, ao alumínio, ao betão e ao plástico.”

Regressou a Portugal em 1974 e em 1980 começou a esculpir. Nestas viagens e influências da arte do século XX está o âmago da arte de José de Guimarães, que continuou sempre a busca por novas realidades artísticas. Neste âmbito, realizou ainda viagens ao Japão, China, México ou Tunísia. De todos recolheu dados e perspetivas importantes que trespassam nas suas obras.

Partilhar este evento

  • Este evento já decorreu.

Detalhes

Local

  • Museu Nacional Soares dos Reis