• Jepards

    Teatro Helena Sá e Costa Rua da Escola Normal, 39, Porto, Porto, Portugal

    Após um tempo de repouso imposto pela pandemia mundial, os Jepards voltam com um novo trabalho. A preguiça despreocupada e a atitude punk mantêm-se vivas mas agora estão aliadas a um som mais maturado e refinado. As letras estão recheadas de reflexões bohemias, as duas guitarras aprenderam a completar-se, o baixo encontra-se mais imaginativo e […]

    NUNCA MATES O MANDARIM

    Teatro Helena Sá e Costa Rua da Escola Normal, 39, Porto, Porto, Portugal

    Este é um projeto nascido, mas sempre por existir, pela mão de três músicos portuenses com algum tempo para matar. Mascando o poético e o mundano, formados pela cidade rugosa onde cresceram e por todos os que optam pelo português, desde Eça ao Pimba, esta ficha tripla de indie-pop-rock almeja, um dia, cruzar-se com uma letra sua grafitada numa parede da baixa do Porto.

    Pré-Dissolução

    Teatro Helena Sá e Costa Rua da Escola Normal, 39, Porto, Porto, Portugal

    O duo Camila e Helena Margarida e seu projeto “Pré-Dissolução” nasce inesperadamente em 2023 após a desenvoltura das gravações do “Dissolve”, EP com composições de Camila e produção de Helena Margarida. Este projeto explora e dissolve emoções, procurando transformar até as menos compreendidas e partilhadas em algo que possa transmitir beleza e calma. Em “Pré-Dissolução” Camila e Helena juntam a voz e a guitarra num ambiente intimista, com temas originais, covers, muito amor, carinho e acima de tudo, partilha.

    Sala 7

    Teatro Helena Sá e Costa Rua da Escola Normal, 39, Porto, Porto, Portugal

    Numa mistura de Rock, Funk e Blues, os Sala 7, uma banda vimaranense funde o instrumental cru e a voz poética numa procura de expressar a inquietude que faz parte de viver. Constituídos por António Abreu, Gonçalo Alves, Gonçalo Lobo Marques e João Faria, em fevereiro de 2023, lançam o single “Céu à Sorte”, naquele que é o primeiro capítulo da banda emergente.

    Ritual pela Banda MeiaCura

    Teatro Helena Sá e Costa Rua da Escola Normal, 39, Porto, Porto, Portugal

    Em 14 de janeiro de 2024, o Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, Portugal, apresenta o espetáculo 'Ritual' com a banda MeiaCura. Este evento musical é uma jornada espiritual e sonora que explora influências que vão do tradicional português ao jazz fusão, dance music, trance, funk e world music. MeiaCura, uma banda formada por cinco talentosos músicos, uniu-se para criar o álbum 'Ritual' e oferece uma experiência musical que transcende as fronteiras da cura contínua e regeneradora. Venha fazer parte dessa experiência transformadora e celebre a música, a cultura e a busca pela cura numa noite inesquecível no Teatro Helena Sá e Costa, no Porto.

    Sentidos Complementares

    Centro de Cultura Politécnico do Porto

    Exposição e mesa redonda com Paulo Bernardino, Jorge Salgado, Olivia da Silva, Luis Leite, Horácio Marques, Filipe Lopes

    À Conversa com… Patrícia Costa e Fátima Lambert

    “Objetos poéticos na Ciência e na Arte 2”  são o mote para uma conversa informal em que os próprios objetos, parte da coleção científico-didático do Museu do ISEP e do acervo de pintura contemporânea do P.PORTO, dialogam com as curadoras da Exposição, Patrícia Costa e Fátima Lambert.   Dia 24 de janeiro, às 15h. A […]

    Flores Tsunamis

    Teatro Helena Sá e Costa Rua da Escola Normal, 39, Porto, Porto, Portugal

    Flores Tsunamis é o 3º projecto do Colectivo Viagens Pompom, quando o mundo lidava ainda com uma pandemia, em 2021. Após uma fase complicada de restrições sociais, Sandra Simões sentiu uma necessidade extrema de criar. Fez sentido falar sobre a Mulher, tema transversal e premente até aos dias de hoje. A Mulher está na ordem dos dias, o universo feminino é complexo nas suas particularidades, fonte inesgotável de inspiração. Da teoria à prática foi um curto passo, e em finais de 2021, iniciavam-se os ensaios. Em Março de 2022, o grupo estreou o espectáculo em Lisboa, no Auditório do Liceu Camões. Foram abordados temas como a sexualidade feminina, a maternidade, a relação com o corpo, a igualdade, a identidade de género; sempre duma forma didáctica, usando o humor e a música como complemento. Não se pretendeu erguer estandartes, nem tomar posições de verdades absolutas, houve sim a preocupação de fugir a juízos de valor e preconceitos, levando o público a tirar as suas próprias conclusões. São 7 actrizes em palco, com idades compreendidas entre os 23 e os 65 anos. Recorreu-se ainda ao audio-visual em dois momentos do espectáculo, onde várias mulheres generosamente deram o seu testemunho sobre o que é ser mulher e/ou contaram histórias pessoais, especificas do universo feminino.

  • Oficina de Escrita com Pedro Fiuza

    Centro de Cultura Politécnico do Porto

    Gratuito para estudantes do P.PORTO
    Preço: 30€
    Limitado ao nº de vagas

    Exposições: Valor da Água e Diagénese | 15 de fevereiro a 15 de março

    Centro de Cultura Politécnico do Porto

    (      ) Dia 15 de fevereiro, a partir das 17h30, o Centro de Cultura acolhe duas novas exposições, o Valor da Água - que reflete o trabalho dos Estudantes de Mestrado em Design da ESMAD e Diagénese, uma Exposição coletiva de Fotografia da mesma Escola. Valor da Água parte de um projeto de […]

    O Pior é.

    Teatro Helena Sá e Costa Rua da Escola Normal, 39, Porto, Porto, Portugal

    Partindo da poesia concreta e experimental portuguesa dos anos 60 e 70, o trabalho incide sobre a composição de partituras coreográficas, que desdobram a visualidade das relações entre as dimensões gestuais e vocais, das poéticas produzidas pelos performers. A dança torna-se uma abertura por entre o despropósito e o concreto, constituindo figuras dinâmicas que espacializam as significações geradas pelas dobras dos gestos e as curvas das palavras.