No dia 25 de outubro o Centro de Cultura recebeu Tânia Lourenço, autora do livro infanto-juvenil “Felisberto Humberto na Escola”.

Tânia Lourenço nasceu em 1983 e é licenciada em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Nascida em Lisboa a 12 de julho de 1983, tem origens na região de Castelo Branco, onde viveu a sua adolescência e parte da sua vida adulta. Em 2016 mudou-se para o Porto, onde trabalhou primeiro como livreira. Atualmente trabalha como assistente técnica na Escola Superior de Educação, onde também frequenta o Mestrado em Património, Arte e Turismo Cultural.

Tânia Lourenço tem passado a sua vida entre o Interior e o Litoral, o Norte e o Sul, o mundo rural e a selva urbana, absorvendo as várias sensibilidades que emergem desses locais e nutrindo sempre uma imensa paixão por livros. A sua paixão pela literatura infantil e pelo contacto com crianças aumentou em 2017, quando fez uma pós-graduação em Filosofia para Crianças. Foi por volta dessa altura que começou a desenvolver pequenas histórias em que procura abordar temas difíceis, de uma forma leve, como é o caso do bullying em contexto escolar.

A apresentação do livro propiciou uma conversa animada sobre temas delicados, dinamizada por Hugo Monteiro, docente e investigador de filosofia da Escola Superior de Educação, e com a presença do também autor e ilustrador Eric Many.

Vamos descobrir como o Felisberto Humberto passou a gostar do seu nome, como a Clarinha perdeu o medo de ler em voz alta, como o Tiago defendeu os seus sonhos e como o Rafael se tornou no menino com quem todos gostam de brincar. Tudo isto, claro está, com a ajuda dos pais, da professora e do di­nossauro Raptor.