A carregar Eventos

Falar sobre Estudos Culturais – Estudos Inter-Multi-Trans-Pan-Anti-In-Disciplinares

18 Jul
O lançamento do e-book “Estudos Culturais – Estudos Inter-Multi-Trans-Pan-Anti-In-Disciplinares” terá lugar no dia 18 de julho, às 18h00 no Centro de Cultura do P.PORTO.
Coordenação de Clara Sarmento – Agregada e Doutorada em Estudos Culturais, Professora Coordenadora Principal no ISCAP-PORTO, diretora do Centro de Estudos Interculturais (CEI) e do Mestrado em Intercultural Studies for Business – com Bruna Saadé Diniz, licenciada em Línguas e Culturas e mestre em Intercultural Studies for Business, ISCAP-P.PORTO.
“Estudos Culturais – Estudos Inter-Multi-Trans-Pan-Anti-In-Disciplinares” é um livro académico editado, que colige 20 capítulos selecionados de entre as comunicações apresentadas ao III Congresso da RNEC – Rede Nacional em Estudos Culturais, organizado pelo Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP, Politécnico do Porto, nos dias 11 e 12 de julho de 2024. O Congresso reuniu 75 participantes de diversas nacionalidades, provenientes de 19 instituições e centros de investigação nacionais e estrangeiros. O III Congresso da RNEC promoveu o reconhecimento desta comunidade construída em torno dos Estudos Culturais e potenciou diálogos e colaborações sobre ensino e investigação articulados e densos, à luz da interdisciplinaridade, numa afirmação da constante irreverência, pertinência e vitalidade da área.
Pensar e praticar os Estudos Culturais enquanto área inter-, multi-, trans- e pan- disciplinar não significa trilhar um caminho vago e indefinido, numa anti-/in-disciplina aleatória, árida, alheada dos contextos que condicionam a academia contemporânea. Bem pelo contrário, os Estudos Culturais discutidos neste volume desafiam as fronteiras disciplinares que mais não fazem do que perpetuar as hierarquias do poder e reproduzir os discursos ideologicamente orientados sobre a vulnerabilidade das Ciências Sociais e Humanas. Essas fronteiras disciplinares anacrónicas contaminam a capacidade de intervenção intelectual, política e social dos Estudos Culturais. Por essa razão, a intervenção anti- e in-disciplinar dos Estudos Culturais torna-se ela própria num projeto académico orientado para a defesa de uma academia contemporânea e inclusiva, ciente das mudanças exigidas pela decolonização, pelos feminismos, por todas as identidades situadas algures no espectro inter-, multi-, trans- e pan-. Nesse sentido, os Estudos Culturais que pretendemos discutir ao longo deste volume são inter-, multi-, trans- e pan- disciplinares para se poderem anti- encerrar face aos confinamentos intelectuais e in-disciplinar face aos poderes hegemónicos, honrando o legado dos Estudos Culturais do Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS) de Birmingham e de Stuart Hal

Partilhar este evento

  • Este evento já decorreu.

Detalhes

Data:
18 Julho
Hora:
18:00 - 19:30
Categorias de Evento:
, ,