• Flores Tsunamis

    Teatro Helena Sá e Costa Rua da Escola Normal, 39, Porto, Porto, Portugal

    Flores Tsunamis é o 3º projecto do Colectivo Viagens Pompom, quando o mundo lidava ainda com uma pandemia, em 2021. Após uma fase complicada de restrições sociais, Sandra Simões sentiu uma necessidade extrema de criar. Fez sentido falar sobre a Mulher, tema transversal e premente até aos dias de hoje. A Mulher está na ordem dos dias, o universo feminino é complexo nas suas particularidades, fonte inesgotável de inspiração. Da teoria à prática foi um curto passo, e em finais de 2021, iniciavam-se os ensaios. Em Março de 2022, o grupo estreou o espectáculo em Lisboa, no Auditório do Liceu Camões. Foram abordados temas como a sexualidade feminina, a maternidade, a relação com o corpo, a igualdade, a identidade de género; sempre duma forma didáctica, usando o humor e a música como complemento. Não se pretendeu erguer estandartes, nem tomar posições de verdades absolutas, houve sim a preocupação de fugir a juízos de valor e preconceitos, levando o público a tirar as suas próprias conclusões. São 7 actrizes em palco, com idades compreendidas entre os 23 e os 65 anos. Recorreu-se ainda ao audio-visual em dois momentos do espectáculo, onde várias mulheres generosamente deram o seu testemunho sobre o que é ser mulher e/ou contaram histórias pessoais, especificas do universo feminino.

  • Oficina de Escrita com Pedro Fiuza

    Centro de Cultura Politécnico do Porto

    Gratuito para estudantes do P.PORTO
    Preço: 30€
    Limitado ao nº de vagas

    O Pior é.

    Teatro Helena Sá e Costa Rua da Escola Normal, 39, Porto, Porto, Portugal

    Partindo da poesia concreta e experimental portuguesa dos anos 60 e 70, o trabalho incide sobre a composição de partituras coreográficas, que desdobram a visualidade das relações entre as dimensões gestuais e vocais, das poéticas produzidas pelos performers. A dança torna-se uma abertura por entre o despropósito e o concreto, constituindo figuras dinâmicas que espacializam as significações geradas pelas dobras dos gestos e as curvas das palavras.

    Movimento Guiado pela Imaginação

    Centro de Cultura Politécnico do Porto

    (      ) O trabalho desenvolvido por Erving Goffmann, nomeadamente a sua análise dramatúrgica da interação humana, influenciou inúmeros artistas contribuindo para a estruturação das correntes de abordagem somática […]

    Clube de Leitura l Vanessa Springora

    Centro de Cultura Politécnico do Porto

    Consentimento" de Vanessa Springora é o livro apresentado nesta segunda edição do Clube de Leitura, evento organizado pelo Gabinete Alumni do P. PORTO. Uma obra literária confessional, onde a autora […]

    O Lado Oculto da Investigação

    Centro de Cultura Politécnico do Porto

    Apresentação do e-book O Lado Oculto da Investigação

  • A céu aberto

    Teatro Helena Sá e Costa Rua da Escola Normal, 39, Porto, Porto, Portugal

    Começa a chover. Entra um homem simples, mas de barba feita. Carrega um urso de peluche gigante, um micro-ondas branco velho e uma caixa de correio. Senta-se numa cadeira de praia e come pipocas coloridas como as das feiras populares. O homem nem pestaneja, deixa-se à chuva, até ficar completamente encharcado. O palco derrete e o espetáculo começa. Dois jovens portuenses decidem criar uma tour que nos leva a conhecer as pessoas em situação de sem-abrigo da cidade. A Céu Aberto a Tour da Compaixão. No dia em que a cidade chorou, nenhum homem se dignou a ouvir.

    Nota da autora: O projeto “A CÉU ABERTO” foi construído a partir de uma recolha de testemunhos reais de pessoas que já estiveram em situação de sem-abrigo na cidade do Porto. A autora deixa o seu profundo agradecimento à associação SABER COMPREENDER.

    Visita Guiada | Diagénese

    Centro de Cultura Politécnico do Porto

    Cinco autores à procura da sua génese: Ari Mouroa, Francisca Salvado, Maël Grueau, Rafael Paris e Tiago Ferreira Gonçalves aceitaram o desafio e a Diagénese aconteceu.
    5 e 7 de março são dias de visitas guiadas à exposição, uma oportunidade de conhecer cinco viagens à memória e às narrativas de força da criação artística. Dia 5, às 15h e dia 7 de março às 14h30.
    Recordamos que a exposição Diagénese, assim como o Valor da Água estão patentes no Centro de Cultura P.PORTO até dia 15 de março.