Lançamento ebook Lado Oculto da Investigação
Centro de Cultura Politécnico do PortoLivro: Artes, Cultura e Património Promotor – ESE – CAE/INED | Árvore Cooperativa de Actividades Artísticas
Livro: Artes, Cultura e Património Promotor – ESE – CAE/INED | Árvore Cooperativa de Actividades Artísticas
Começa a chover. Entra um homem simples, mas de barba feita. Carrega um urso de peluche gigante, um micro-ondas branco velho e uma caixa de correio. Senta-se numa cadeira de praia e come pipocas coloridas como as das feiras populares. O homem nem pestaneja, deixa-se à chuva, até ficar completamente encharcado. O palco derrete e o espetáculo começa. Dois jovens portuenses decidem criar uma tour que nos leva a conhecer as pessoas em situação de sem-abrigo da cidade. A Céu Aberto a Tour da Compaixão. No dia em que a cidade chorou, nenhum homem se dignou a ouvir.
Nota da autora: O projeto “A CÉU ABERTO” foi construído a partir de uma recolha de testemunhos reais de pessoas que já estiveram em situação de sem-abrigo na cidade do Porto. A autora deixa o seu profundo agradecimento à associação SABER COMPREENDER.
O Centro de Cultura acolhe a segunda edição do Clube de Leitura, evento organizado pelo Gabinete Alumni do P.PORTO
Cinco autores à procura da sua génese: Ari Mouroa, Francisca Salvado, Maël Grueau, Rafael Paris e Tiago Ferreira Gonçalves aceitaram o desafio e a Diagénese aconteceu.
5 e 7 de março são dias de visitas guiadas à exposição, uma oportunidade de conhecer cinco viagens à memória e às narrativas de força da criação artística. Dia 5, às 15h e dia 7 de março às 14h30.
Recordamos que a exposição Diagénese, assim como o Valor da Água estão patentes no Centro de Cultura P.PORTO até dia 15 de março.
Num espaço indefinido dá-se um encontro. Afirma-se a necessidade de comunicação e entendimento, dispensando a retórica. A partir daqui, o conflito escrito por Albee entre as personagens Peter e Jerry abre-se à plateia. Já não é uma personagem que procura outra, é um grupo de pessoas sentadas numa sala de teatro, à procura de uma forma de se relacionar com um espetáculo. A única morte é a de Jerry, mesmo no final. Tudo o resto é futuro.
Se a obra de Albee mostrava o encontro involuntário entre dois homens que expunham no seu diálogo o isolamento, a segregação e a desumanização das sociedades modernas, esta criação parte para um trabalho em torno da falência da norma, procurando encontrar uma salvação para as relações humanas na desmistificação e exploração de outras formas de comunicar.
A palavra dita é substituída pela palavra gestuada, através do desempenho de dois intérpretes surdos, cujo processo de casting se iniciou em fevereiro de 2022 numa oficina teatral dirigida a intérpretes S/surdas/os, realizada no D. Maria II.
Zoo Story é uma proposta de reconhecimento da diversidade como um espaço facilitador de encontros, enquanto questiona o teatro que se encerra no dogma, na convenção estética e formal. Um encontro raro entre públicos que têm diferentes necessidades e expectativas e que reconhecerão na prática teatral o seu espaço de representatividade, afirmação e sentimento de pertença.
Com duração de cerca de 45 minutos, o concerto de MALVA pretende convidar o espectador a reflectir sobre o estado de inquietação, dúvida, insegurança e apego, tão comum da nossa espécie, tal e qual aquele que deu origem a todo o universo do álbum. A dimensão da profundidade e verdade presentes neste concerto e no álbum tem-lhe conferido a apreciação positiva de um público bastante vasto, que vai desde miúdos a graúdos que apreciam música, com influências da Música Popular Brasileira, Música de Intervenção Portuguesa e até mesmo do Jazz. Com um ambiente intimista como cenário, quase como uma bolha, é criado um universo próprio que embala o ouvinte, sendo este imergido num universo acústico de reflexão e introspecção. Apesar da criação do álbum de estreia ser integralmente da autoria da artista vianense, ao vivo esta faz-se acompanhar da guitarrista Catarina Estácio, que reinterpreta as linhas de guitarra acústica presentes no álbum, enquanto MALVA projecta toda a sua energia para as palavras e melodias de “vens ou ficas“.
"Maestro:
Michelangelo Galeati
Programa:
J. Strauss (1825-1899) Abertura de Die Fledermaus
G. Puccini (1858-1924) Quadro I e IV de La Bohéme
G. Verdi (1813-1901) Sinfonia La Battaglia di Legnano"
Está patente, até dia 5 de abril, a exposição dos finalistas da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.
A inaugurar os 50 anos do dia mais bonito dinamizamos uma Oficina de Leitura Teatral - 𝗤𝘂𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗼 𝗧𝗲𝗮𝘁𝗿𝗼 𝗳𝗮𝗹𝗮 𝗱𝗲 𝗟𝗶𝗯𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲 - com Nuno Meireles, docente da ESMAE, Escola Superior de Música e Artes do Espétaculo e dramaturgo.
A CULTURA CELEBRA ABRIL 🌹
Inaugura, dia 12 de abril as exposições coletivas de Design e Arte: ÁGUA TERRA FOGO | Objetos Poéticos na Ciência e na Arte 3
Design e Território. Exposição retrospetiva do projeto: Rio d'Onor, Vidigueira, Esposende e Ferreira do Alentejo.